quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Leonhard Euler (1707-1783)


Segundo pesquisas, Leonhard Euler foi o mais famoso matemático da história por revolucionar quase toda a matemática no século XVIII.
Seus quase 800 livros fundamentaram campos que seriam estudados futuramente, como topologia, e revolucionou quase todos os que já estavam em vigor, como cálculo e funções. Ao solucionar um problema que envolvia sete pontes que ligavam duas ilhas na cidade de Königsberg, antiga Prússia, fundou a teoria dos grafos, que possibilitou o surgimento da topologia e é usada hoje, por exemplo, para
montar as tabelas do Campeonato Brasileiro! Euler ficou cego aos 50 anos e passou a ditar seus textos ao filho. Muitos matemáticos avaliam que seu trabalho ficou mais rico após perder a visão.
- O matemático francês François Arago declarou que Euler calculava sem esforço, "como os homens respiram e as águias mantêm-se no ar".
Resumindo, o cara era simplesmente o mais da hora da época, e até hoje ainda é lembrado pelos fanáticos por matemática (ou não). Bom, Leonhard (vou chamar pelo primeiro nome porque sim) trabalhou em diversas áreas dessa matéria tão querida e que eu amo tanto (mentira, eu não gosto). Leonhard era tão fanático pela Matemática, que não se importava se ela era pura ou aplicada, ou seja, ele gostava afú mesmo.
Leonhard foi o primeiro a tratar seno e cosseno como funções, inventou o ciclo trigométrico. Devemos a ele (vivaaa), a invenção do símbolo [;f(x);] para função de X, os símbolos [;e;] para representar a base dos logaritmos neperianos, [;\pi;] para a razão entre o perímetro e o diâmetro de uma circunferência, [;i;] para representar a raiz quadrada de menos [;1;], a letra grega [;\sum;] para representar o somatório, [;d^n y;], para representar a derivada de ordens superiores, além de designar os vértices de um triângulo por letras latinas maiúsculas ([;A,B,C,\ldots;]) e os lados por letras latinas minúsculas ([;a,b,c,\ldots;]).

Aí vai alguns problemas famosos que ele estudou: 

  • Mostrou que o problema das [;7;] Pontes de Konisberg não tinha solução;
  • A relação de Euler-Descartes referente aos poliedros;
  • As fórmulas [;e^{i\theta}= \cos\theta + i\sin \theta;] e [;e^{\pi i} + 1 = 0;];
  • Estudou as EDO lineares;
  • Descobriu o operador laplaciano [;\Delta;] antes mesmo de Laplace, quando estudava as propriedades dos fluidos;
  • Desenvolveu o Cálculo das Variações, mas deu todos o créditos para Lagrange que tinha idéias semelhantes.
  • Descobriu um método para achar as somas dos recíprocos dos inteiros de expoente par e como caso particular concluiu que [;\frac{1}{1^2} + \frac{1}{2^2}+\ldots = \frac{\pi^2}{6};];
  • As funções gama e beta são devido a Euler;
  • Desenvolveu as equações para a dinâmica dos corpos rígidos.
  • A função [;\phi;] apresentada por ele tem destaque na Teoria dos Números. 

 Grande parte de sua obra, trouxe grandes avanços para a Matemática, mas ele em alguns explorava alguns assuntos sem muito formalismo, mas esse pensamento é alterado radicalmente pelos matemáticos do século XIX e irá dominar toda a Matemática até a nossa atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário